top of page
  • Foto do escritorUrutau

CATHARINA SOUR: a cerveja essencialmente catarinense

Um estilo que nasceu em Santa Catarina em 2016, para o orgulho dos Catarinenses, e que logo fará parte do catálogo da Cervejaria Urutau.


Produzida com adição de frutas e um pouco mais de álcool que a receita alemã da Berliner Weisse, a Catharina Sour é o primeiro estilo oficial de cerveja artesanal no Brasil.





A história da cerveja “Brasileira por excelência”


A partir do final de 2014 cervejarias catarinenses gradativamente foram lançando cervejas baseadas no estilo alemão Berliner Weisse, que é o caso da Catharina Sour. Uma cerveja criada por cervejeiros artesanais do Vale do Itajaí, que se reuniram de forma colaborativa para produzir esse novo estilo essencialmente catarinense, em 2016.


Já na metade de 2018, a Catharina Sour fazia parte da lista oficial de estilos da Beer Jugde Certification Program (BJCP), que define as diretrizes dos concursos deste setor no mundo inteiro. O estilo que leva o nome do estado no rótulo é a primeira cerveja brasileira a entrar na lista, o que a faz ser conhecida em diferentes cantos do mundo.


Características e diferenciais da Catharina Sour


Com uma proposta de ser refrescante e frutada, a Catharina Sour é uma cerveja a base de trigo, fermentada com levedura ale. Com teor alcoólico considerado médio, devendo ser servida sempre fresca ou gelada.

De forma geral, possui um amargor que pouco se nota, uma acidez na medida certa com destaque para o sabor das frutas brasileiras, especialmente o abacaxi. Podendo ter em sua composição algumas especiarias, neste caso a hortelã, que de maneira alguma devem se sobrepor ao sabor frutado.


Aroma: Azedinha no ponto, aromática e frutada, sem parecer artificial. Notas de malte quase nulas. 


Sabor: Acidez lática, baixa a médio-alto. Pode apresentar sabor de trigo em baixos níveis, mas o amargor de lúpulo não deve ser percebido. O sabor de frutas é evidente.


Sensação na Boca: Amargor mínimo, corpo leve e ótima carbonatação, sem ser agressiva ou adstringente. Sabor de álcool é pouco percebido.


Aparência: Coloração varia de acordo com a fruta e especiaria adicionada, podendo ser um pouco turva. Colarinho deve ser abundante e efervescente. 


Estatísticas Vitais:

OG: 1.040 - 1.045 IBU: 2 - 8 FG: 1002 - 1008 SRM: 2+ (podendo variar de acordo com a fruta adicionada) ABV: 4.0 - 5.5%


Como harmonizar uma Catharina Sour


Uma cerveja leve, refrescante, frutada e de acidez assertiva, com baixo amargor, ótima carbonatação e percentual alcoólico razoável, combina com opções menos potentes, ou seja, preparações mais leves. Harmoniza muito bem com pratos que levam peixe e que precisam de acidez.

Uma Catharina Sour frutada com abacaxi, por exemplo, vai bem com pratos com frutos do mar, como bobó de camarão, ceviche, lagosta, caranguejo, siri, ostra etc.

Infelizmente esse estilo não foi feito para ser apreciado em um churrasco ou com sobremesas muito pesadas. Mas é um estilo oferece diferentes combinações e possibilidades, dependendo da fruta utilizada na sua composição.


Catharina Sour será o novo rótulo da Cervejaria Urutau


A Cervejaria Urutau vai lançar o seu rótulo Catharina Sour em breve, com a intenção de trazer mais uma opção para o seu catálogo e, é claro, ajudar a ampliar o alcance deste estilo de Santa Catarina, que é também seu estado de origem.


Além de prestigiar este estilo essencialmente catarinense, a Cervejaria Urutau conhecida por inovar e enxergar além, está sempre disposta a testar novas possibilidades e sabores para atender as necessidades de seus clientes e apreciadores da cerveja artesanal.


A Cervejaria Urutau nasceu em 2010 e oferece o melhor chopp e cerveja de Imbituba, Garopaba e região. Nossa fábrica produz cerca de 4000 litros de chopp por mês nos mais variados estilos: IPA, Red Ale, Lager, Pilsen, Brett Beer, Blonde Ale, Neipa, APA, Black IPA, além dos sazonais.


Aqui fabricamos cerveja e chopp de alta qualidade, com matérias primas puras, sem adição de cereais não-maltados, conservantes e antioxidantes. Com certeza ao experimentar os nossos produtos, você viverá uma experiência única!


49 visualizações0 comentário
bottom of page