top of page
  • Foto do escritorUrutau

Dicas gerais de como harmonizar a sua Cerveja Urutau do momento!

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Nunca se falou tanto sobre harmonização de cervejas como nos dias de hoje. Com a chegada das deliciosas cervejas artesanais, servir um jantar com esta bebida, tornou-se moderno, jovem e atual.



Estamos habituados a harmonizar o vinho com a comida, por conta da facilidade. Mas com o mercado das cervejas em expansão, hoje contamos com estilos capazes de fazer você explorar terrenos antes nunca conhecidos.


Harmonizando a sua cerveja Urutau


A intenção deste conteúdo é ajudar você a harmonizar os pratos que você mais gosta com as cervejas que você ama.

A proposta aqui é você testar os sabores e escolher aquele que mais se adapta ao seu paladar, pois harmonização não é e jamais será, como a matemática, pois ela reúne ciência, o seu gosto pessoal e como o seu paladar percebe cada cerveja.

Vamos entender um pouco mais?


Como harmonizar com cerveja?


Existem 3 fatores que precisam ser levados em conta na hora de harmonizar a sua cerveja Urutau com um prato.

Harmonização por complemento: quando a cerveja e o prato se complementam, ou seja, a cerveja traz ao prato o sabor que faltava.

Harmonização por contraste: quando as características diferentes entre o prato e a cerveja acabam por valorizar os sabores e aromas dos dois.

Harmonização por semelhança: quando prato e cerveja possuem elementos parecidos que ressaltam a qualidade de ambos.



Vamos as dicas gerais de harmonização?


Mesmo que a harmonização com cerveja não seja uma matemática exata, podemos seguir uma lógica simples. Pode parecer complicado no começo, porém é mais simples do que parece.

Cervejas leves harmonizam com comidas leves, enquanto cervejas mais fortes e encorpadas vão bem com comidas mais pesadas e gordurosas;

Cervejas escuras normalmente têm um sabor mais tostado, que combinam com comidas assadas e grelhadas;

Já as cervejas amargas altamente lupuladas, combinam com comidas apimentadas e gordurosas, e permitem que você aprecie o prato e a cerveja ao mesmo tempo;

Outra dica interessante é pensar nas cervejas de alto amargor como se fossem vinhos com bastante tanino.

Para informações mais detalhadas sobre os nossos estilos e harmonizações, acesse o nosso site na aba CERVEJA e confira as preparações que vão bem com a sua Urutau preferida.


Por que harmonizar com uma Urutau?


Primeiramente, a harmonização com cerveja pode trazer experiências inesquecíveis, já que elas oferecem características exclusivas e peculiares.

A carbonatação da cerveja por exemplo, responsável por conservar a qualidade da bebida, limpa as papilas gustativas e consequentemente ativa o paladar deixando-o mais sensível aos sabores dos alimentos.

Já o lúpulo é um estimulador do apetite por conta do seu amargor, e também é capaz de limpar aquela camada de gordura que alguns alimentos deixam na boca.

Por isso, a importância de harmonizar seus pratos com cervejas artesanais de alta qualidade é essencial. E nesse quesito, a Cervejaria Urutau não vai te decepcionar, pois seu processo de fabricação segue a Lei da Pureza Alemã de 1516.

Quer harmonizar com a melhor cerveja artesanal? Peça já a sua Urutau. A melhor cerveja e chopp de Imbituba e Garopaba.


18 visualizações0 comentário
bottom of page