URUTAU, UMA CERVEJARIA INOVADORA QUE ENXERGA ALÉM
Atualizado: 30 de ago. de 2020
Você imagina por que a nossa Cervejaria ganhou esse nome? Você sabe o que significa Urutau? O que é? Te antecipamos que é um pássaro do nosso folclore. Quer saber mais?
Te convidamos a passear pelo folclore brasileiro, a conhecer o pássaro Urutau, quem deu origem ao nome da Cervejaria Urutau e a descobrir por quê ambos são únicos.
A lenda do Urutau, a Ave Fantasma
Primeiramente vamos conhecer a principal lenda do Urutau, que faz referência as tribos Tupi e Guarani. Uma belíssima história romântica, semelhante a lenda de Romeu e Julieta, que poucos conhecem, porém, surgiu aqui mesmo, no Brasil.
“Conta a lenda que Nheambiú, uma bela moça, filha do Tuxaua da nação Guarani, se apaixonou profundamente por um bravo guerreiro Tupi chamado Cuimbaé, que havia sido feito prisioneiro pelos Guaranis. Nheambiú pediu aos seus pais que consentissem seu casamento com Cuimbaé. Porém, esse e os posteriores pedidos foram terminantemente negados, com a alegação de que Cuimbaé era um Tupi, ou seja, um inimigo mortal dos Guaranis. Não suportando mais o sofrimento, Nheambiú desapareceu da Taba, causando um enorme alvoroço. O velho cacique mobilizou então todos os seus guerreiros para que procurassem, por todo o lado, a sua preciosa filha. Após uma longa busca, a jovem foi encontrada no coração da floresta, paralisada e muda, como uma estátua de pedra. Ao vê-la, o pai sacudiu-a, mas ela não deu nenhum sinal de vida. Então,, o seu pai mandou chamar o feiticeiro da tribo, que a examinou dizendo o seguinte ao cacique: - Nheambiú perdeu a fala para sempre; só uma grande dor poderá fazer Nheambiú voltar ao que era.

Começaram por informar a jovem índia de todas as notícias mais tristes possíveis: a morte do seu pai e a de todos os seus amigos. No entanto, nada surtiu efeito. A jovem continuou inabalável e intacta. Logo, o pajé́ da tribo aproximou-se e disse: - Cuimbaé acaba de ser morto. Nesse mesmo instante, o corpo da jovem moça estremeceu todo e ela, soltando repetidos lamentos acabando por desaparecer da mata. Todos os que ali se encontravam, cheios de dor, acabaram transformados em árvores secas, enquanto Nheambiú se transformou num Urutau ficando a voar, noite após noite, pelos galhos daquelas árvores amigas, chorando a perda do seu grande amor.”
Nosso amor pela arte da produção artesanal é como o amor de Cuimbaé e Nheambiú, jamais se apaga, apenas se transforma.
E, assim fomos crescendo, nos transformando, ano após ano, inovando nos estilos de cerveja oferecidos, na escolha das melhores matérias primas e, por fim, na abertura do nosso próprio pub.
Assim como o Urutau, e sobretudo, por toda a mística que envolve essa ave, como a capacidade de observar seu entorno mesmo com os olhos fechados. Optamos por torná-la parte da nossa identidade, a nossa marca e nome, transmitindo e mostrando a nossa capacidade de enxergar além e inovar neste segmento que tanto amamos.