• Urutau

A História da Cervejaria Urutau, o nascimento da melhor cerveja de Imbituba!

Atualizado: 30 de ago. de 2020


Urutau, a única ave capaz de observar seu entorno mesmo com os olhos fechados. Possui duas fendas em cada olho que permitem que ele enxergue sem precisar abrir os olhos. Uma capacidade que se assemelha a nossa Cervejaria, capaz de captar inovações e métodos diferenciados antes de qualquer um, para assim produzir as melhores cervejas.


A Cervejaria Urutau nasceu em 2010 quando Yuric Francisco Neff (Chico), idealizador do projeto, se apaixonou pela arte da produção artesanal de cerveja. Enquanto ia descobrindo os ingredientes e suas distintas características e contribuições, foi percebendo um mercado em ascensão cada vez mais receptivo as cervejas artesanais e diferenciadas. Assim seguiu se dedicando ao aperfeiçoamento das técnicas de fabricação.


Como nasceu a melhor cerveja local...


Nos primeiros anos de história, a cerveja já havia conquistado o paladar dos amigos, vizinhos e familiares, o que motivou ainda mais a busca por produzir novos estilos e uma cerveja melhor a cada dia.

Em 2013, Yuri, ou melhor, o Chico, sonhou com uma imagem e uma palavra que acabaram por se tornar a marca e o nome da Cervejaria anos depois. Inicialmente, apenas as Cervejas foram batizadas pelo nome do mitológico Pássaro-Fantasma, que surgiu nos sonhos de Chico como um presente, o URUTAU.


O que este pássaro tem de especial?

A princípio pareceu estranho, pois Chico pouco sabia sobre a tal ave. Mas ao procurar por informações, descobriu um animal místico e fantástico. Um pássaro único, solitário, nativo, com hábitos noturnos e capacidade de mimetizar em meio as matas. Sua característica única de enxergar de olhos fechados e de uma abertura de bico incrível para se alimentar e se defender, tornou a mensagem clara! Ali nascia a Urutau, uma cerveja fantástica com características únicas, assim como aquele pássaro!

Neste período a produção e venda para amigos cresceu, foi quando Chico convidou amigos, ex-colegas da Faculdade de Agronomia, para entrar no negócio.



Compartilhando um sonho...


Em 2015, Ricardo Benvenuti e Fabio Cabral passam a compartilhar o mesmo sonho que Chico. Um sonho que agora ganha um desenho mais definido, um caminho traçado com base nos aprendizados da própria Agronomia. Os três futuros sócios imaginam um Hotel Fazenda, autossustentável, com produção de todos os insumos necessários para a fabricação da cerveja, e ainda, com hospedagem para visitações, degustação, cursos e, até mesmo um Spa da cerveja.

Os dois anos seguintes foram focados no planejamento, organização burocrática e busca pelo local onde seria fundada a cervejaria. Em 2017, com a empresa já constituída no papel, o espaço físico definido e os equipamentos instalados, finalmente entra em funcionamento a Cervejaria Urutau. Com uma “cozinha” de 200 L e 3 fermentadores, com capacidade para produzir 1.300 L, se somados.


A Cervejaria de Imbituba


Como todo o pequeno novo negócio, o início foi lento e difícil, pois havia um único sócio presente no dia-a-dia, que precisou assumir e atender todas as demandas de produção, administração e comercialização.


Mas, mesmo assim, foi nesse momento que a Cervejaria Urutau precisou definir sua identidade, sua marca, ocupando o seu território e diversificando suas atividades. Era o momento de apostar no negócio!


Por isso, resolveram vender além das fronteiras de bares, pubs e restaurantes, criando o seu próprio espaço, para que fosse possível consumir no local onde a cerveja era fabricada.


Assim nasceu o PUB mais descolado da cidade de Imbituba, que transformou a cervejaria em fábrica uma de cervejas e celebrações. Um espaço que mistura o rústico e o moderno, com um projeto de paisagismo especial e uma energia alto astral. Um PUB com estrutura perfeita para eventos de pequeno e médio porte. Vale a visita!




A virada de chave


Já no ano de 2018, outros dois sócios passaram a compartilhar desse sonho, Nadine Benvenuti é uma delas. Moradora local de Imbituba, passa a ser uma sócia presente no negócio, que assume as responsabilidades administrativas do dia a dia com Yuri, o Chico. Enquanto Paulo Silva, o outro novo sócio, auxilia no processo comercial da empresa.

Com a entrada dos novos parceiros, a Cervejaria Urutau amplia a capacidade em fermentadores e armazenagem refrigerada em 250% e 100%, respectivamente. Em 2019, a equipe ganha corpo e passa a contar com mais cinco profissionais contratados: um vendedor, um entregador, um auxiliar administrativo, um auxiliar de produção e o gerente do pub, além dos sócios.

A partir dai, a atuação da marca expande para diversos segmentos, passando a prestar o serviço de delivery para toda a região de Imbituba e Garopaba, assim como passa a estar presente em outros pubs, restaurantes, redes de varejo, online, entre outras frentes, além do próprio Brewpub.

Com a diversificação nos segmentos de vendas, a Urutau também inovou e investiu na diversificação das embalagens, que passaram a se apresentar em barris (20, 30 e 50 L), garrafas de 500 e 375 ml, growler de 1 e 2 L, além dos copos servidos no próprio espaço.

Cervejaria Urutau, mais que uma cervejaria artesanal. Uma fábrica de celebrações. Cervejas artesanais com matéria prima de alta qualidade, pautada na Lei de Pureza Alemã de 1516. Quer saber qual o estilo de sua preferência? Peça já! Mas se tiver por perto, venha nos conhecer!






82 visualizações0 comentário